Artigos de Lúcio Packter

título - Paralelismo


artigo publicado na edição 36 da revista Filosofia, da Editora Escala.

Estava lendo A Guerra de 3 Trilhões de Dólares, de Joseph Stiglitz, obra sobre o custo da Guerra no Iraque. Matemática aparentemente fácil, subjetivamente complexa. Não é novidade que fatos em si mesmos pequenos, nas proporções nas quais são inseridos (e a Guerra do Iraque certamente não foi pequena), podem desencadear fatos desproporcionais ao que se anunciam por aqueles. Há, muitas vezes, paralelismos desconhecidos entre as coisas que se exercitam existencialmente.

Esperar que os desdobramentos de uma ação sejam coerentes, proporcionais ao que é feito parece ser cada vez um direcionamento menos recomendável, sobretudo porque a noção de proporcionalidade entre as coisas muitas vezes não existe. Exemplo: o que é mais antigo, um grito ou 3 dólares? Ora, a própria proposição parece absurda, não é?

Às vezes a nossa própria ação diante de algo, ação esta que parece inédita e pela primeira vez encetada, nada mais é do que o desdobramento, um paralelismo, cuja fonte está fora de nosso alcance.

Em breve teremos áreas de estudos e pesquisas sobre Paralelismos, áreas que estudarão eventos cruzados, processos derivados a partir de seguimentos isolados e periféricos

 

* voltar à página principal